Nasci na cidade de Salto-SP. Sou filho de Antônio Facina e Iracema Georgette Facina, casado com Anamaria da Silva Facina desde 1993 e temos dois filhos; Bruno e Amanda.

 

Fiz o Curso primário na Escola Estadual de 1º e 2º Tancredo do Amaral e cursei o ginásio na Escola Estadual Professor Paula Santos, em Salto–SP. Estudei no curso secundário na Escola Estadual Professora Leonor Fernandes da Silva, em Salto–SP.

 

Medicina:  Escola Paulista de Medicina – UNIFESP

Fui aprovado em medicina, em primeira chamada, nos únicos dois vestibulares que prestei (UNESP-Botucatu e FUVEST-Escola Paulista de Medicina). Optei por cursar a graduação na Escola Paulista de Medicina, a partir de fevereiro de 1984 e diplomei-me em 12 de dezembro de 1989.

Gil Facina

Atividades Extracurriculares

Durante a graduação médica, como atividades extracurriculares, participei em 1985, após ser aprovado em concurso seletivo, na monitoria do Departamento de Anatomia Patológica, cujas atividades principais foram documentação fotográfica, organização e codificação de peças anatômicas, participações em reuniões científicas com apresentações de casos para correlações anatomoclínicas e auxiliei em levantamento bibliográfico para trabalhos científicos. No ano seguinte, após seleção em concurso, frequentei o Serviço de Combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis da Escola Paulista de Medicina. Nessa atividade extracurricular semanal foi possível correlacionar diagnósticos e tratamentos, iniciar a relação médico-paciente e acompanhar o sucesso terapêutico das doenças sexualmente transmissíveis mais frequentes da nossa população. Ainda, durante o 4º ano de medicina, após aprovação em concurso, frequentei por três anos o estágio obstétrico da maternidade Amparo Maternal, com plantões quinzenais de 24 horas.  Nesta instituição foi possível realizar procedimentos cirúrgicos e aprimorar os conceitos obstétricos. Nesse momento, tive grande impulso acadêmico, pois os alunos mais graduados eram responsáveis por discutir conceitos de obstetrícia fisiológica e patológica com os discentes recém-aprovados. No 5º ano realizei Monitoria em Ginecologia, momento em que iniciei contato com a pesquisa e pude colaborar com a coleta de dados em estudo retrospectivo realizado no Setor de Oncologia Ginecológica.

 

Nessa época também desenvolvi atividades junto à Disciplina de Neurologia Clínica, em plantões nos finais de semana, como parte de monitoria extracurricular. 

 

Experiência em Atendimento de Urgência Cirúrgica 

Por fim, plantões voluntários semanais, com cirurgiões renomados da UNIFESP, realizados no Hospital Público Municipal (Hospital Arthur Ribeiro de Saboya) permitiu maior contato com procedimentos cirúrgicos eletivos e emergenciais, além do desafio de colaborar no atendimento de emergência do Pronto Socorro de Cirurgia Geral.

 

Residência Médica - UNIFESP

Após a graduação, dediquei-me à especialidade de Ginecologia e Obstetrícia. Prestei os concursos de Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia da Escola Paulista de Medicina-UNIFESP e do Hospital do Servidor Público Estadual- IAMSPE (aprovado em 1º lugar em ambos). Realizei três anos de Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia na UNIFESP-EPM, de fevereiro de 1990 a janeiro de 1993.

 

Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Durante o terceiro ano de residência médica, prestei a prova para obtenção do Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, conferido pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), tendo sido aprovado em 23 de agosto de 1992.

 

Ainda em 1992, durante o terceiro ano de residência médica, obtive o Título de Qualificação em Patologia Cervical Uterina e Colposcopia pela Sociedade Brasileira de Patologia Cervical Uterina e Colposcopia, tendo sido aprovado em 12 de novembro de 1992 em prova teórico-prática.

 

Pós-graduação em Mastologia

Ao terminar a residência médica, em janeiro de 1993, passei a frequentar o Setor de Mastologia e tive a oportunidade de me aprimorar na prática da propedêutica mamária e executar procedimentos invasivos, tanto diagnósticos como terapêuticos. Como atividades realizadas no início da pós-graduação, destaco as orientações de cirurgias ginecológicas para os residentes de tocoginecologia da UNIFESP e estagiários da Maternidade Amparo Maternal. A participação em ambulatórios de ginecologia para alunos, realizados na Unidade Básica de Saúde, permitiram aprofundar meus estudos em Ginecologia Básica. Nessa oportunidade os discentes eram norteados por mim, durante a anamnese e propedêutica ginecológica, e estimulados a correlacionar achados clínicos com dados fisiopatológicos. Após 1994, passei a orientar procedimentos cirúrgicos em Mastologia para os residentes da UNIFESP. Com o crescimento do Setor de Mastologia, vários casos raros foram tratados e relatados sob formas de temas livre ou pôsteres em Congressos Nacionais. Durante as discussões de casos ambulatoriais e orientações cirúrgicas pude adquirir experiências que foram fundamentais na minha formação profissional. 

 

Mastologista no Hospital Estadual do Ipiranga

Em 1994, fui aprovado e contratado, após concurso público, no Serviço de Ginecologia do Hospital Estadual do Ipiranga – UGA II. Inicialmente, fui responsável por orientações de cirurgias ginecológicas, atuei como preceptor dos residentes de ginecologia durante dois anos e, posteriormente, trabalhei como mastologista. Nesta oportunidade foi possível realizar atendimentos ambulatoriais, orientar cirurgias semanalmente e estimular os residentes a permanecer por mais um ano no estágio opcional de mastologia. Finalmente, me tornei Chefe do Setor de Mastologia e pude promover estágio para capacitação e reciclagem das técnicas em radiologia responsáveis pela realização das mamografias. Redigi manual de condutas para os residentes e uniformizei o tratamento do câncer de mama no referido serviço.

 

Prêmio de Melhor Trabalho no X Congresso Brasileiro de Mastologia

Nessa época, iniciei minha pós-graduação no Setor de Mastologia da Disciplina de Ginecologia da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP e avaliei a ação do tamoxifeno no tecido mamário adjacente ao fibroadenoma. Dados preliminares foram apresentados como tema livre no “X Congresso Brasileiro de Mastologia”, em Natal-RN, 1995. O estudo recebeu o prêmio “Jorge de Marsillac” como o melhor trabalho do congresso (1º lugar).

 

Título de Especialista em Mastologia

Nesse mesmo evento, prestei e obtive o Título de Especialista em Mastologia (TEMA) em 08 de novembro de 1995. 

 

Mestrado – Escola Paulista de Medicina - UNIFESP

O material de pesquisa deu origem à tese de Mestrado (bolsa CAPES) intitulada: “Estudo quantitativo dos lisossomos no epitélio mamário de pacientes tratadas com tamoxifeno na fase secretora do ciclo menstrual”, defendida e aprovada em 23 de maio de 1996.

 

O mestrado originou trabalho científico publicado na revista oficial da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO), a “International Journal of Gynecology and Obstetrics”, 56(1): 19-24, 1997.

Este trabalho também foi exposto sob forma de apresentação oral no “I Encontro Nacional de Pós-Graduandos-Biologia Estrutural”, Campinas-SP, em 21 de março de 1997, foi selecionado entre os seis melhores do evento e recebeu Menção Honrosa. 

 

O mesmo método de estudo foi aplicado no fibroadenoma e os dados foram publicados na “Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia” (RBGO; 19: 283-94, 1997). A união das duas casuísticas, ou seja, dados obtidos a partir do fibroadenoma e do tecido mamário normal adjacente ao tumor, permitiu nova publicação na revista oficial da sociedade americana de doenças mamárias, a revista “The Breast Journal”, 4(6): 452-57, 1998.

 

Nesse ano dediquei-me à coleta de material para a realização do doutorado, sem, no entanto, deixar de participar de atividades didáticas com os alunos da graduação, atividades assistenciais conjuntamente com residentes e pós-graduandos iniciantes e orientações cirúrgicas.

 

Título de Habilitação em Mamografia

Em 1999 obtive o Título de Habilitação em Mamografia mediante aprovação em exame teórico-prático realizado conjuntamente pelas Sociedade Brasileira de Mastologia, Colégio Brasileiro de Radiologia e FEBRASGO.

 

Doutorado – Escola Paulista de Medicina - UNIFESP

Em 09 de novembro de 2000 defendi o Doutorado pelo Programa de Pós-graduação do Departamento de Ginecologia da UNIFESP (bolsa CAPES) e obtive o Título de Doutor em Medicina com a tese intitulada “Imunoexpressão do anticorpo monoclonal Ki-67 no epitélio mamário adjacente ao fibroadenoma de mulheres no menacme tratadas com diferentes doses de tamoxifeno”. Os dados foram publicados na “Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia”, (25(3):185-191,2003) e, no mesmo ano, em conjunto com informações complementares, atingi publicação internacional em revista de maior impacto (“European Journal of Cancer”; (39(3):891-898, 2003).

 

Professor Visitante do Departamento de Ginecologia – Escola Paulista de Medicina - UNIFESP

Em 2003 apresentei projeto de pesquisa ao Comitê Assessor do Fundo de Auxílio aos Docentes e Alunos (CA-FADA) e, após análise conjunta do Currículo vitae, fui aprovado como Professor Visitante. Neste mesmo ano, prestei concurso público para vaga de médico técnico-administrativo para o Departamento de Ginecologia da UNIFESP – Escola Paulista de Medicina e fui aprovado em 1º lugar.

 

Em 2003, coorientei tese de Mestrado da aluna Paula Faggion C. Doin que avaliou biomarcadores em tecido mamário de pacientes que receberam tamoxifeno.

 

Nessa fase aumentei minhas atividades junto à graduação e passei a ministrar aulas periodicamente e a realizar discussões de casos semanalmente com os alunos do 5º ano de Medicina.

 

Professor Afiliado do Departamento de Ginecologia – Escola Paulista de Medicina - UNIFESP

Em 2004 enviei projeto de pesquisa intitulado “Estudo dos efeitos farmacodinâmicos do tamoxifeno e dos inibidores de aromatase, por meio do biomarcador molecular de proliferação celular Ki-67, em pacientes com câncer de mama” e currículo vitae para análise do Conselho Universitário da UNIFESP (CONSU) e, fui aprovado e recebi o Título de Professor Afiliado da UNIFESP-Escola Paulista de Medicina. Nesse mesmo ano participei como professor na criação da Disciplina de Mastologia do Departamento de Ginecologia da UNIFESP, imediatamente após o reconhecimento da Mastologia como nova especialidade médica pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). 

 

Em 2006, coorientei tese de Doutorado do aluno Juarez Antônio de Souza com tema correlacionado ao meu projeto de Doutorado e o trabalho foi publicado na revista “International Seminars in Surgical Oncology” [3(29), 2006] e apresentado em eventos científicos, tendo sido laureado como melhor trabalho do evento, por três vezes (VII Congresso Luso-Brasileiro de Mastologia; XI Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia – SOGESP; VII Mostra de Trabalhos Científicos do Hospital Materno Infantil de Goiânia).

 

Chefe do Setor de Oncologia Clínica da Disciplina de Mastologia

Em 2007 tornei-me Chefe do Setor de Oncologia Clínica da Disciplina de Mastologia e com a expertise obtida na pós-graduação, iniciei linha de pesquisa a fim de estudar biomarcadores preditores do tratamento neoadjuvante do câncer de mama localmente avançado.

 

Membro da Comissão de Graduação do Departamento de Ginecologia

Em agosto de 2007 fui designado como Membro da Comissão de Graduação do Departamento de Ginecologia. Nesta data, também assumi a preceptoria dos residentes da Disciplina de Mastologia.

 

Supervisor do Programa de Residência Médica da Disciplina de Mastologia - UNIFESP

A partir de julho de 2008 tornei-me o Supervisor do Programa de Residência Médica da Disciplina de Mastologia do Departamento de Ginecologia da UNIFESP- Escola Paulista de Medicina.

 

Professor Afiliado do Departamento de Ginecologia – Escola Paulista de Medicina - UNIFESP

Em 2008 obtive a renovação do Título de Professor Afiliado da UNIFESP, após análise rigorosa do currículo vitae e de novo projeto de pesquisa intitulado “Estudo dos efeitos do paclitaxel no tratamento neoadjuvante de pacientes com câncer de mama”. Neste mesmo ano assumi o cargo de Vice–Chefe da Disciplina de Mastologia do Departamento de Ginecologia da UNIFESP-Escola Paulista de Medicina.

 

Em 2009, contatei fisioterapeutas a fim de aprimorar a assistência à saúde da mulher e iniciar linha de pesquisa voltada à reabilitação e melhora da qualidade de vida das pacientes tratadas de câncer de mama. Sob minha orientação, esta linha gerou teses de mestrado e doutorado.  O crescimento do grupo levou à criação do Curso de Especialização Latu Sensu de Fisioterapia em Ginecologia, curso anual oferecido pelo Departamento de Ginecologia da UNIFESP no qual sou coordenador.

 

Em 2009, fui designado como Professor Responsável do Departamento de Ginecologia para a Prova de Habilidades e Atitudes para alunos do 5º ano de medicina. Este exame tem por finalidade avaliar o desempenho dos discentes frente à simulação de atendimento de situações cotidianas do médico nas diferentes áreas de atuação.

 

Em 2009, fui nomeado como professor coordenador e responsável pelo Curso Optativo em Ginecologia para os alunos do sexto ano de medicina da UNIFESP. Nesse mesmo ano, após análise do currículo e aprovação da Pró-reitora de Pós-graduação, passei a Professor Orientador do Programa de Pós-graduação do Departamento de Ginecologia da UNIFESP.

 

Professor Adjunto do Departamento de Ginecologia – Escola Paulista de Medicina - UNIFESP

Em 2010, após ser aprovado em concurso público com a nota máxima, obtive o título de Professor Adjunto da Disciplina de Mastologia do Departamento de Ginecologia da UNIFESP – Escola Paulista de Medicina.

Em 2012 fui indicado como professor representante do Departamento de Ginecologia nas Câmaras de Graduação, Subcomissão de Internato, Comissão de Avaliação da Prova de Habilidades e Atitudes, Prova de Progresso e da Comissão de Mobilidade Acadêmica da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP.

 

Em 2014, recebi indicação dos pares da Câmara de Graduação para compor a Câmara de Avaliação do Curso de Medicina e permanecer na Comissão de Mobilidade Acadêmica da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. Em 2017 fui eleito pelos pares como representante dos Professores Adjuntos no Conselho de Campus da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP.

 

Chefe da Disciplina de Mastologia do Departamento de Ginecologia – Escola Paulista de Medicina - UNIFESP

Em 2016 me tornei Chefe da Disciplina de Mastologia da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP.

 

Diploma de Cirurgia Oncoplástica da Mama

Em 2018 concluí o Curso de Cirurgia Oncoplástica da Mama do Centro de Treinamento do Hospital de Amor de Barretos, em curso de 2 anos com 642 horas de aulas teórico-práticas.

 

Vice chefe do Departamento de Ginecologia – Escola Paulista de Medicina – UNIFESP

Em 2018 me tornei Vice chefe do Departamento de Ginecologia da UNIFESP, por meio de eleição entre os professores.

 

Publicações

Publiquei inúmeros trabalhos científicos em revistas internacionais, nacionais, escrevi dezenas de capítulos de livros e editei livro acadêmico em Mastologia.  Ministrei dezenas de conferências, palestras, aulas, simpósios, seminários e mesas redondas extracurriculares nacionais, participei de dezenas de vezes como debatedor ou moderador de mesas em simpósios, reuniões ou congressos e recebi 14 prêmios por trabalhos apresentados em eventos científicos. Participei de dezenas de bancas de trabalhos de conclusão (mestrado e doutorado) e comissões julgadoras (prêmios e concursos).

 

Atualidade

Atualmente sou Professor Associado Livre-Docente, Chefe da Disciplina de Mastologia e Vice-Chefe do Departamento de Ginecologia da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP.

 

Minha trajetória ao longo dos anos permitiu obtenção de títulos acadêmicos, em especial o de Livre-Docente pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, além de aprimorar-me para o atendimento médico com excelência, em especial, para as pacientes com doenças mamárias.